Friday, September 29, 2006

O País do oito e do oitenta


Corria o ano de 2000 quando o país despertou do marasmo musical em que viviamos.
Casimiro Afonso era o nome da sinistra figura, toda a gente o conheceria mais tarde por Zé Cabra.
Artista que tinha em Luís Filipe Reis a sua fonte de inspiração e a quem pagou 3000 contos por uns temas fabulosos e pela sua gravação (mais 200 cds incluidos, História resumida). Um dos cheques bateu na trave, resultado não deram todos os cds ao senhor.
Muito mais tarde um destes cds cai nas mãos de Nuno Markl que o passa na radio, para logo de seguida outra figura sinistra que apresentava as Noites Marcianas iniciar a procura deste ser.
Depois de contratos com o Chico das Cassetes e a grande Agata e diz que disse ganhava 70 contos por espectaculo e depois foi preso etc e tal.
O mito estava criado.
Mas vamos ao que interessa. O Casimiro cantava assim...

Deshei tude porela, deshei, deshei
Deshei tude porela, eu xei,eu xei
Deshei a minha bida, tã bonita e chingela
Deshei tude o catinha, Deshei tude poreeeelaaaaaa.
Deshei de ir ao cinema, deshei de irao futebol,deshei dir apraia, deshei deber o xol,
deshei de ir... [grunhos imperceptíveis]... tabém
deshei... [grunhos imperceptíveis]... poque ela axava beiimmmmmm.

E porquê escrevo eu isto? Perguntam vocês (as 4 ou 5 pessoas que visitam o meu blog uma vez por mês).
Porque em certos momentos tanto meus como de quem lê este post ou ouve esta bela musica, temos certamente a sensação de que "deishei tude porela" ou "deshei tude porele" foi ou é uma realidade das nossas vidas.
Aqui o "ele" ou o "ela" são os nossos filhos, pais, mulher, homem, amante, trabalho, vicio...
Eu já sei qual a minha realidade, agora escolham a vossa.

3 comments:

viveremsegredo said...

nunca deixei nada por ninguém... mas lembro-me de me 'partir' a rir, assim uma coisa descontrolada quando ouvi pela primeira vez o zé cabra, no programa da manhã claro...deve ter sido uma imagem bonita de se ver, uma gaja dentro do caro 'presa' na rotunda do sr roubado e a 'escangalhar-se a rir sózinha dentro do carro...gostava de me ter visto 'de fora'...

Sem sono como sempre said...

As figurinhas que por vezes fazemos.
Huuuummmm, acho que vai ser tema para um post...

Ana A. said...

Gostei do tema do post. Mas é essencialmente para dizer que mais figurinha do que o Zé Cabra é sem dúvida o Chico das Cassestes e a Ágata, esses senhores que por cá moram.
Raios, agora que penso nisso tenho mesmo de mudar de cidade.